home office e trabalhar em casa

Para quem quer ter um home office e trabalhar em casa, disciplina e organização são essenciais. Através da ajuda da tecnologia, é cada vez mais comum que a casa se transforme em um substituto do escritório ou na extensão dele. Mas para conseguir trabalhar bem e de forma produtiva, você deve organizar e dividir o seu espaço e manter uma rotina com muita disciplina. Quando começar a organizar e criar o seu cantinho dentro de casa, reflita sobre suas necessidades e de sua profissão e do seu dia a dia, se mora sozinho, se tem filhos pequenos ou se pretende dividir o ambiente com colegas e assistentes, avaliando também, se pretende trabalhar diariamente em casa ou utilizar o escritório esporadicamente, e principalmente, pense sempre na possibilidade de receber clientes e fornecedores. Essas são as informações básicas que devem ser consideradas ao se planejar o seu espaço.

Se a ideia é trabalhar exclusivamente em casa, o ideal é ter um ambiente isolado, como um quarto ou uma edícula.
Porém, se não houver espaço, aproveite um antigo guarda-roupa embutido ou um nicho – um quarto pequeno, o hall de entrada ou debaixo da escada. Nesse caso, recorra a uma porta de correr, cortina ou persiana para fechar o cômodo quando não estiver usando. Instale uma linha telefônica exclusiva e internet rápida, bem como adquira todos os equipamentos fundamentais para o desempenho de suas atividades (computador, fax, impressora etc.).
Para abrigar documentos, pastas e demais materiais, planeje estantes e gaveteiros. Se possível, faça os móveis sob medida, que otimizam a área disponível. Mantenha o cômodo sempre limpo e organizado, instale um painel magnético na parede – para fixação de lembretes e recados importantes – e utilize materiais funcionais, como fórmica, nas mesas e bancadas, cores claras nas paredes e nos móveis dão a sensação de conforto visual e não tornam o ambiente cansativo.  

Para que o trabalho seja produtivo, é importante que você mantenha a sua privacidade e estabeleça limites, e siga essas três regras para que tudo funcione bem.

 – Discipline a sua família: estando por perto, seus familiares provavelmente vão achar que você de fato “está em casa”. Explique que você não estará disponível nos horários em que se propôs a trabalhar e que eles deverão solicitar sua ajuda somente quando necessário.
 – Defina um horário: Em casa, existem muitas tentações para ameaçar a produtividade, mas nada disso deve interferir na sua concentração. É preciso criar um expediente de trabalho, como se você estivesse no escritório. Porém, é importante não se deixar transformar em um aficionado por trabalho, já que todo o material de que necessita para trabalhar estará ao seu alcance. A disciplina engloba tanto o cuidado com as interferências que o lar pode trazer quanto o perigo do estresse pelo excesso de preocupação com o trabalho.
 – Evite o isolamento: mantenha o contato com pessoas e empresas. É preciso não perder esse intercâmbio. O programa semanal de visitas a clientes em perspectivas é uma boa solução para evitar esse isolamento. 

Hoje existem muitos adeptos e interessados em otimizar a sua vida e procuram artifícios para que isso aconteça, portanto fica a dica para que vai partir para essa nova experiência e modo de viver seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.